O tão aguardado projeto do metrô em Guarulhos finalmente começa a sair do papel e se aproxima de se tornar realidade nos próximos anos. O Metrô de São Paulo confirmou recentemente o consórcio vencedor da licitação para construir a futura Estação Ponte Grande, da Linha 2-Verde, que marcará a chegada do transporte subterrâneo ao município da Grande São Paulo. Com a implantação prevista para a avenida Guarulhos, entre as ruas Vitória e Joaquim Isidoro da Silva, essa será a primeira estação de metrô em Guarulhos e representa um marco histórico para a mobilidade urbana da região.
A chegada do metrô em Guarulhos não é apenas uma promessa antiga, mas agora conta com prazos e metas claras estabelecidos pelo edital da licitação. Segundo as informações divulgadas, o cronograma prevê que em até 60 dias após a assinatura do contrato sejam emitidas as ordens de serviço, iniciando o projeto executivo e os serviços ambientais. Isso marca o primeiro passo para que o metrô em Guarulhos avance efetivamente rumo à construção física da estação. Os moradores da cidade acompanham com expectativa esse progresso que poderá transformar o cotidiano de milhares de pessoas.
A obra do metrô em Guarulhos está dividida em diversas fases, com início das obras civis programado para ocorrer 470 dias após a assinatura do contrato, o que deve acontecer em 2026. A construção da estrutura de concreto por onde passará o tatuzão, responsável por escavar os túneis, deverá ser concluída em cerca de 39 meses, com previsão de passagem do equipamento por volta de 2029. O projeto segue um planejamento de longo prazo, com etapas detalhadas que envolvem não apenas a escavação, mas também a preparação das vias e instalação dos trilhos.
Segundo o Metrô de São Paulo, o cronograma para o metrô em Guarulhos prevê que a instalação da via permanente ocorra cerca de cinco anos e meio após o início oficial do contrato, com a conclusão das obras civis esperada entre 2031 e 2032. Esses prazos indicam que o funcionamento completo da estação Ponte Grande, e possivelmente das demais, poderá ocorrer no início da próxima década. A extensão total da Linha 2-Verde até Guarulhos será de aproximadamente seis quilômetros e contará com cinco novas estações, aumentando significativamente a cobertura da malha metroviária da capital paulista.
As estações previstas para o novo trecho do metrô em Guarulhos incluem Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. Essa expansão beneficiará diretamente não apenas os moradores de Guarulhos, mas também aqueles que se deslocam diariamente entre a cidade e a capital. Atualmente, o ramal da Linha 2-Verde liga a Vila Madalena à Vila Prudente, e a chegada da linha à região metropolitana representa uma ampliação estratégica da rede de transporte público.
Em abril deste ano, o governo do Estado autorizou oficialmente o início das obras de expansão da Linha 2-Verde em direção a Guarulhos, reforçando o compromisso com a execução do projeto. O Metrô informou que já foram assinados aditivos contratuais que autorizam a elaboração do projeto executivo do trecho, além do pátio de manutenção necessário para o funcionamento da linha. Com isso, o metrô em Guarulhos ganha um novo impulso, indicando que os trabalhos sairão do papel de forma estruturada e com respaldo legal.
Ainda segundo nota oficial do Metrô, os projetos executivos da Estação Penha de França e de poços de ventilação, como Carlos Meira e Bazuca, estão em fase de elaboração. A complexidade da obra do metrô em Guarulhos exige um planejamento minucioso e diversas autorizações técnicas e ambientais para garantir segurança e eficiência. A companhia destaca que o prolongamento da Linha 2-Verde representa um importante avanço na mobilidade da Grande São Paulo, consolidando a integração do município ao sistema metroviário da capital.
Com a conclusão recente da tuneladora na estação Orfanato e a conexão do primeiro trecho de expansão da Linha 2-Verde, o metrô de São Paulo mostra que as obras estão em andamento e em constante desenvolvimento. A expectativa é de que o metrô em Guarulhos seja um divisor de águas na forma como a população se desloca e vive. Mais do que um projeto de infraestrutura, trata-se de uma solução de mobilidade que pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos cidadãos, reduzindo o tempo de viagem, o estresse e a dependência do transporte rodoviário.
Autor: Aleksandr Ivanov