Após a ascensão do estilo de vida americano, os brasileiros passaram a ser muito consumistas. Diante disso, o homem de negócios Juliano Luiz Casamalli entende que é importante que as pessoas saibam como utilizar corretamente o cartão de crédito para não se endividarem tanto. Está querendo dosar o uso do seu cartão de crédito? Acompanhe o artigo e saiba como utilizar melhor esse recurso. 

O que é o cartão de crédito?

De acordo com o sócio-fundador da Bmc digital, Juliano Luiz Casamalli, o cartão de crédito é uma das formas de empréstimos que uma instituição financeira disponibiliza para seus clientes. Trata-se de um cartão que recebe um limite de crédito (conforme a renda do cliente), para que o mesmo possa utilizá-lo ao longo do mês. 

Portanto, esse item é compreendido como um recurso financeiro emprestado pelo banco, para que o indivíduo possa gastar o limite de crédito do mesmo, parcelando suas compras como lhe convém. No entanto, o valor gasto é cobrado pela instituição bancária através de uma fatura que pode ou não ser contemplada pelo valor da compra acrescido de uma taxa de juros. 

Vale a pena parcelar no cartão de crédito?

Ainda, como indica o Sócio na Olam FiT, Juliano Luiz Casamalli, visto que o cartão de crédito permite que os indivíduos parcelem suas compras, em quantas vezes o vendedor permitir pelo preço, muitas pessoas contém a dúvida se vale a pena realizar parcelas no cartão de crédito e se comprometer com a dívida por um período mais longo. 

Logo, ao parcelar uma determinada compra no crédito, o cidadão fica preso a uma dívida de valor fixo até terminar de pagar as mesmas. Desse modo, evidencia-se que essa ação é muito desvantajosa, fazendo com que o cliente tenha o seu limite de crédito comprometido, impedindo-o de efetuar outras compras ao longo dos meses que compreendem a parcela. 

Como parcelar no cartão de crédito?

Por fim, como aponta o empresário de Novo Hamburgo Juliano Luiz Casamalli, que trabalha fortemente investindo no mercado de ativos digitais, embora efetuar parcelas no cartão de crédito possa ser uma conduta desvantajosa, vale a pena realizá-la para comprar alguns equipamentos fundamentais de valores elevados. 

Assim, os itens que proporcionam vantagem em parcelar no crédito concedido pelo banco, são:

  • Móveis essenciais para uma residência;
  • Dispositivos eletrônicos; 
  • Roupas e calçados para adultos; 
  • Utensílios domésticos. 

Está comprometendo o seu limite de crédito? Agora você já sabe como dosar isso parcelando o necessário no cartão de crédito.