No mundo de hoje, somos afogados por informações a todo momento — notificações do celular, redes sociais, cobranças, reuniões… isso pode, e vai, afetar a sua produtividade. Sendo assim, como ser mais produtivo em um mundo onde existem estímulos constantes ao nosso redor?

A produtividade, ao contrário do que alguns pensam, não tem nada a ver com quantidade de trabalho, mas sim com qualidade do trabalho. Dessa forma, ser muito produtivo quer dizer que a qualidade do seu trabalho é muito boa sem precisar usar mais tempo que o necessário.

Por isso, no texto de hoje, você vai aprender algumas dicas que a ciência mostra que podem ser muito eficazes para ser mais produtivo. Confira!

8 dicas da ciência sobre como ser mais produtivo
Essas são algumas dicas que pesquisadores do sono, da cognição e outras áreas, descobriram que são muito úteis e funcionam para melhorar a qualidade do seu estudo ou trabalho:

  1. Evite ser multitarefas
    É muito comum ouvir de pessoas que sempre fazem várias tarefas ao mesmo tempo que “isso é muito mais rápido, economizo tempo e o meu trabalho é menor”. Mas será que isso é verdade mesmo?

Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia (APA) revela que até mesmo mudanças simples de uma tarefa para outra, que acabam fazendo seu cérebro mudar as “regras” que precisa seguir para concluir algo, podem fazer o seu tempo de produtividade diminuir em até 40%.

Isso acontece, não só com tarefas complexas, mas com tarefas mais fáceis também. Portanto, acaba gerando mais erros ao longo do processo.

Sendo assim, da mesma forma que fritar um ovo e lavar a louça vai te prejudicar, você não vai fazer um bom trabalho se estiver analisando um gráfico em tempo real ao mesmo tempo em que faz cálculos, por exemplo.

Para melhorar isso, você pode separar as suas tarefas em blocos similares e colocá-las em ordem, de um jeito parecido com isso: “pesquisar artigos; fazer anotações; organizar tópicos; escrever texto”

como ser mais produtivo fazendo pausas no trabalho

  1. Faça pausas ao longo do dia
    Isso é um fato: ninguém consegue manter o foco e a produtividade no trabalho ou nos estudos se não descansar. Por isso, é vital que você, enquanto organiza o seu dia, separe um tempo para o descanso. Então, é muito importante que você saiba como ser mais produtivo utilizando as pausas a seu favor!

Em 2014, a The Atlantic soltou uma notícia informando que a produtividade máxima era alcançada com 52 minutos de trabalho, seguidos de 17 minutos de descanso. Como eles chegaram a essa conclusão?

Um aplicativo chamado DeskTime, que monitora o tempo de uso dos computadores nas empresas, descobriu que 10% dos funcionários com mais produtividade, e que usavam o app, alcançavam esse padrão.

É claro que você não precisa se ater a esses números, e pode seguir outras alternativas, como o método Pomodoro, que é muito famoso no mundo todo. Contudo, o fato é o mesmo: saiba fazer intervalos durante o trabalho. Isso irá fazer você ser muito mais produtivo, além de evitar que você fique exausto mais rápido.

  1. Não espere a motivação aparecer
    Às vezes, é difícil colocar a mão na massa. Afinal, de vez em quando, podemos estar sem muito ânimo ou preocupados com coisas ligadas à tarefa que vamos fazer — seja a dificuldade, possíveis erros ou problemas, etc. Nem sempre a motivação vai estar ali pra te fazer dar aquele passo inicial. Então, como ser mais produtivo se não tenho ânimo?

Por isso, em alguns casos, é importante que você comece o que deve ser feito mesmo sem estar motivado. Isso acaba fazendo o corpo entrar em movimento, e a realização das tarefas pode gerar em você mais vontade de continuar até encerrar a tarefa.

Além disso, às vezes, você não vai estar em um bom dia ou com a cabeça funcionando a todo vapor. Então, pratique a autocompaixão, entenda que você está dando o seu melhor naquele dia, e que isso é apenas temporário e vai passar.

  1. Seja mais detalhista com as metas
    A melhor forma de avaliar o seu progresso é quebrando as suas metas em micrometas. Isso quer dizer que, ao invés de colocar na sua lista de tarefas “fazer relatório”, você vai colocar alguns ou todos os passos necessários para que ela seja cumprida.

Dessa forma, mesmo que você não finalize, vai perceber quanto progresso conseguiu fazer.

Isso é muito bom para aumentar a sua produtividade, pois temos a tendência de pensar apenas no resultado final e não considerar todo o processo que precisa ser feito para isso.

Então, se estiver se sentindo pouco eficiente, tente fazer isso e perceba que, na verdade, você fez várias coisas ao longo do dia.

Se você acha que a produtividade da sua empresa está prejudicada e que é preciso tomar uma atitude para melhorar essa situação, então você precisa conhecer o Programa de Saude Mental para Empresas da Eurekka. Você terá um auxílio completo que irá fazer a produtividade e felicidade dos seus trabalhadores disparar. Para saber mais, clique no banner.

  1. Tire um cochilo
    É isso mesmo que você leu: tem como ser mais produtivo tirando um cochilo — e é bem eficaz! Um estudo conduzido pela NASA revelou que tirar um breve cochilo — não mais do que 30 minutos — pode aumentar a performance em até 33%.

É comum sentir sono em dois momentos do dia: após almoçar e durante a noite. Então, pode ser uma ótima ideia adicionar um espaço no meio do seu dia para tirar um cochilo.

A ciência e a NASA dizem que o ideal é de 10 a 20 minutos de cochilo, pois períodos maiores podem te fazer acordar tonto e letárgico.

Como isso funciona? O ciclo do sono tem 5 fases, e nesse tempo de até 20 minutos, você consegue atingir a segunda fase do ciclo, que já melhora o seu humor, atenção e produtividade, ao mesmo tempo que evita atingir as fases mais profundas do sono. Assim, você é capaz de recarregar suas energias sem risco de prejudicar suas tarefas.

  1. Saiba o seu pico de produtividade
    Nem todo mundo tem o mesmo pico de produtividade no dia a dia. Na verdade, isso varia muito! Algumas pessoas podem se sentir assim logo ao acordar, outras, após algumas horas, e outras, durante a madrugada!

Funciona assim: por causa da genética, existe algo que é chamado de “cronotipo”. Isso significa que cada um tem uma tendência a funcionar melhor em um horário específico do dia. A BBC publicou uma notícia que explica melhor esse tema.

Para descobrir qual é o seu cronotipo, uma opção pode ser anotar, por algumas semanas, em quais momentos do dia você se sente mais alerta ou mais cansado. Assim, você pode ter uma estimativa de qual horário é o melhor para trabalhar.

Dessa maneira, você pode se programar para realizar atividades mais complexas neste horário, o que acaba aumentando a sua produtividade e a qualidade do serviço.

  1. Atividade física também ajuda
    Em uma publicação da Harvard Business Review (HBR), foi demonstrado como ser mais produtivo com a prática de exercícios físicos. Todo mundo já está cansado de saber que a atividade física não só melhora o humor, como também libera hormônios que fazem muito bem ao corpo, além de impedir que doenças crônicas surjam.

Mas, além disso, os exercícios físicos podem dar um gás extra para a nossa força mental também! Mexer o corpo pode te dar mais criatividade, uma memória melhor, mais foco nas atividades e muito mais!

Então, vale a pena pensar em iniciar a atividade física antes de qualquer outra coisa do seu dia. Assim, você evita o desânimo que pode surgir depois do serviço, quando você já vai estar cansado, além de dar mais energia para você começar as próximas tarefas diárias!

  1. Otimize o seu local de trabalho
    Se o seu local de trabalho for uma bagunça, a sua mente também vai ficar uma bagunça!

É muito importante manter a sua mesa ou ambiente de trabalho organizado, pois isso vai evitar que a sua atenção se disperse.

Por isso, tente limpar a sua mesa da melhor maneira que puder e deixe apenas o que for necessário — notebook, cadernos, livros, água, etc. Coloque as outras coisas em um local que não esteja no seu campo de visão. Não tem problema que seja apenas durante o horário de estudo ou trabalho.

Assim, a sua produtividade vai melhorar, pois não vai haver outras coisas para disputar a sua atenção nos momentos de foco!

Como ser mais produtivo com a ajuda da Eurekka!
A gente falou bastante sobre algumas maneiras comprovadas pela ciência que irão, com certeza, ensinar você a ser mais produtivo.

Se você usar apenas algumas dessas técnicas, você já vai estar dando vários passos para melhorar o seu rendimento nos estudos ou no trabalho.

E mesmo assim, ainda existem muitas outras formas de melhorar isso. Em alguns casos, o problema não está no ambiente, mas na sua cabeça. Ansiedade, depressão, estresse excessivo, sono de baixa qualidade, tudo isso pode estar prejudicando o seu foco.

Mas você sabia que, na Eurekka, você também pode receber ajuda com isso? E o melhor: tudo baseado em evidências científicas. Os psicólogos da Eurekka usam técnicas modernas que funcionam de verdade para ajudar você a resolver seus problemas.

Categorias: Dicas