“A inauguração do Sesc em Guarulhos amplia a capacidade de atendimento para oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e ao público em geral a oportunidade de desfrutar de uma série de programas e atividades que proporcionam o aprendizado, o encontro e o diálogo. A entrega de um novo equipamento à população reafirma o compromisso da instituição em ser promotora do bem-estar coletivo nas comunidades em que atua, e também facilitadora do acesso de todos à vivência plena da dinâmica cultural de sua cidade e região”. – Danilo Santos de Miranda (1943-2023), ex-diretor regional do Sesc no estado de São Paulo

Com essas palavras, Danilo resumia a importância da chegada da instituição a Guarulhos, segunda maior cidade do estado de São Paulo com cerca de 1,4 milhão de habitantes, em 11 de maio de 2019.

Por conta de sua localização estratégica, o Sesc Guarulhos já nasceu com vocação para ser um ponto de encontro de toda a região – não apenas dos moradores da cidade, mas também da população dos municípios vizinhos e dos bairros próximos, nas zonas norte e leste de São Paulo -, oferecendo uma programação diversificada que estimula a autonomia e o desenvolvimento humano, além de contribuir para que a população, formada por migrantes e imigrantes das mais diversas partes do país e do mundo estabelecidos em um território historicamente indígena, se reconhecesse também como um polo de produção de arte e cultura na região metropolitana.

Ao longo de cinco anos, recebemos mais de 3 milhões de pessoas, realizamos mais de 400 mil matrículas e continuamos seguindo com a missão de levar cultura, saúde, educação, turismo e lazer para todas as pessoas. Nessa meia década, nossos espaços foram palco para os mais diversos espetáculos, shows, cursos, oficinas e vivências.

Dentre os diversos espaços existentes em nossa unidade, o Sesc Guarulhos conta mais de 34 mil metros quadrados de área construída divididas em teatro, ginásio poliesportivo, campo de futebol soçaite, quadra poliesportiva e de tênis, centro de educação ambiental, biblioteca, centro de música, espaço de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, restaurante e conjunto aquático com piscina coberta e descoberta, entre outros. A construção teve como preocupação a sustentabilidade, contando com uma estação de tratamento de esgoto, cobertura verde e placas solares para aquecimento da água da piscina e dos chuveiros, além do reaproveitamento do calor residual do sistema de ar-condicionado para o aquecimento da água e carregadores para veículos elétricos.

Quando a unidade surgiu, era impossível prever que, apenas dez meses após a inauguração, a pandemia de Covid-19 faria com que precisássemos fechar nossas portas por cerca de dois anos. Para que não parássemos com a nossa missão, foi preciso migrar nossas atividades do presencial para o virtual e explorar novas formas de atingir o público. Tudo para que conseguíssemos trazer um pouco de esperança e respiro em meio a tempos difíceis.

Em 2022, retomamos nossas atividades presenciais, com a grande emoção em ver nossos corredores cheios novamente. Artistas como Elba Ramalho, Marisa Orth, Roberta Miranda, Vera Holtz, Renata Sorrah e Emicida são apenas alguns dos grandes nomes que marcaram presença por aqui.

O Sesc Guarulhos vem há cinco anos se reinventando todos os dias graças a todos os frequentadores, empregados, prestadores de serviço, oficineiros e fazedores de arte e cultura que, juntos, são responsáveis por garantir aprendizado, divulgar culturas diversas, expandir horizontes e garantir a interação geracional entre famílias, amigos, conhecidos e desconhecidos, transformando cada dia mais essa experiência em algo enriquecedor para todos, em diversos sentidos.

Em sua curta existência, o Sesc Guarulhos se consolidou como um importante equipamento de cultura, arte, tecnologia, esportes e educação da cidade. Mas acima de tudo, nossas quadras, palcos, salas e corredores são espaços de descobertas e encontros com nós mesmos, com nossos valores e com o outro. Nas palavras do saudoso Danilo Santos de Miranda, “educação e cultura são elementos vitais, são aquilo que nos torna humanos”.

Categorias: Novidades