Gabarito preenchido e prova entregue, após longa preparação. É hora de aguardar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que teve as primeiras provas aplicadas no domingo (13) — os estudantes completam o exame no domingo (20).

A ânsia para conhecer o resultado do Enem é justificada pela relevância do Enem, porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a nota, é possível garantir vagas em universidades públicas e particulares, concorrendo a bolsas.

Contudo, não há definição de quando os resultados serão divulgados. Um dos motivos para isso é a complexidade da correção, com aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui notas diferentes, a depender da complexidade da questão.

O algorítimo consegue identificar, por exemplo, quando o aluno “chuta” a questão, explica a professora de matemática da professora Vitória Willani de Almeida, do Colégio Chromos.

“A prova é elaborada em blocos de habilidades, em que temos questões fáceis, médias e difíceis. Quando o algorítimo da TRI faz o cálculo da nota, ele analisa a coerência do gabarito do aluno. Assim, um aluno que acerta questões fáceis e médias, mas erra difíceis tem uma nota maior do que o estudante que acerta as questões difíceis, mas erra as fáceis”, explica a professora.

Categorias: Noticias