Assuntos relacionados à sustentabilidade são debatidos constantemente na sociedade, principalmente pelo avanço da tecnologia e o uso intenso dos recursos naturais.

Entendemos como sustentabilidade a preservação e manutenção do meio ambiente, cujo principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade.

Existem quatro pilares básicos para que algo seja considerado sustentável:

Ser ecologicamente correto;
Ser economicamente viável;
Ser socialmente justo;
Ser culturalmente aceito.
Além disso, é importante lembrar que os conceitos e as medidas sustentáveis não são trabalhados apenas por grandes empresas e organizações, mas também podem ser integrados nas ações do cotidiano.

Pensando nessa ideia, trouxemos 7 dicas para que você adote medidas mais sustentáveis. Acompanhe!

  1. Economize água
    Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. Por isso, priorizar banhos mais rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes e procurar lavar as calçadas com água reaproveitada das chuvas, podem ser medidas bastante significativas.

Outra ação importante é chamar um profissional para identificar vazamentos em casa, assim, você evita desperdícios.

  1. Separe o lixo
    Resíduos orgânicos podem inutilizar o que é reciclável caso os dois se misturem. Por isso, reserve um cesto de lixo para o material seco (vidros, plásticos, latas de alumínio, papéis, etc.). Para o outro cesto devem ir os chamados resíduos úmidos, como restos de comida e aqueles plásticos fininhos de embalagem.

Esse simples procedimento facilita todo o processo de reciclagem e também o trabalho dos catadores, que, muitas vezes, sobrevivem do que conseguem no lixo.

  1. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer
    A geladeira e o freezer devem ficar em posições estratégicas. Eles não devem estar próximos a fontes de calor, como fogão e forno, ou de portas e janelas que permitam a incidência de luz solar.

Esses fatores geram calor no eletrodoméstico, fazendo com que o termostato tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal e, consequentemente, ocorre um gasto desnecessário de energia elétrica.

  1. Deixe o ambiente mais verde
    Você sabia que ter mais plantas em casa também é uma atitude sustentável que pode ajudar você a economizar? Seja em casa, apartamento ou no escritório, as plantas ajudam a controlar o microclima local, tornando a temperatura mais agradável.

Com isso, você reduz a necessidade de refrigeração artificial no calor, gasta menos energia e ainda colabora para melhorar a qualidade do ar através da fotossíntese.

  1. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa
    Pensando em um ambiente corporativo, é importante envolver todos os colaboradores na nova postura do mercado sustentável.

Os resultados da redução de consumo de energia, água, transporte, embalagens, entre outros, só serão alcançados a partir da mudança comportamental e adoção de novas atitudes.

Alguns exemplos de medidas que podem ser adotadas na empresa são: reduzir a utilização de papéis, transformando todos os documentos em formatos digitais e a incorporação de canecas e garrafas da empresa para diminuir o uso de copos descartáveis

  1. Invista em fornecedores sustentáveis
    Fazer compras sustentáveis ou contratar fornecedores comprometidos com a sustentabilidade significa adquirir insumos, produtos e serviços que provocam menos impacto ambiental e podem gerar economia ao longo dos processos.
  2. Invista em Energia Solar
    Além de ser uma excelente forma de contribuir com o meio ambiente, pois estamos falando de uma fonte 100% limpa e considerada inesgotável, a Energia Solar também é responsável por ajudar você com as suas finanças. Isso porque, com os painéis fotovoltaicos, você garante uma economia de até 99% na sua conta de luz.

Outro benefício bastante interessante de se investir em energia solar é que, ao gerar sua própria energia limpa, você deixa de se preocupar com as oscilações nas tarifas energéticas e pode redirecionar essa economia para outros aspectos da sua vida, como levar maior conforto à sua família ou, até mesmo, a reforma que você tanto sonhou na sua residência ou empresa.

Categorias: Noticias