Neste sábado (11) a Prefeitura de Guarulhos abre cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelos programas Atende Já Dengue e Saúde Agora . As UBS Vila Barros, Novo Recreio, Taboão, Haroldo Veloso e Marcos Freire funcionarão das 8h às 17h para atender pessoas com sintomas de dengue , bem como para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames. Além disso, as estruturas avançadas das UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, prestarão atendimento no sábado e domingo, das 7h às 19h.

Pessoas que apresentam sintomas característicos da dengue, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo devem procurar atendimento nessas unidades. Durante a semana as estruturas avançadas e as 69 UBS também estão disponíveis. As UBS operam de segunda a sexta-feira, em sua maioria das 7h às 17h, com algumas em regime de rodízio aos sábados pelo programa Saúde Agora, e as estruturas avançadas funcionam de segunda-feira a domingo das 7h às 19h.

Publicidade

Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, a Secretaria da Saúde recomenda que os pacientes se encaminhem para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede.

Até o momento Guarulhos registra 50.994 casos de dengue e 59 óbitos em decorrência da doença. A estratégia da Prefeitura para ampliar o atendimento aos pacientes com sintomas de dengue inclui a abertura das UBS aos sábados, bem como a implementação de estruturas avançadas em quatro serviços de urgência e emergência.