O caso das brasileiras Jeanne Paollini e Kátyna Baía, presas na Alemanha por mais de um mês após terem as malas trocadas por bagagens com drogas, chamou a atenção. Com isso, o tema reforça a importância de tomar alguns cuidados para evitar problemas no aeroporto.

Entretanto, no Aeroporto de Guarulhos, criminosos trocaram as etiquetas das malas por bagagens com 40 kg de cocaína. Assim, ao chegarem em Frankfurt, na Alemanha, as brasileiras foram presas por tráfico internacional de drogas.

Embora nas investigações tenha sido possível comprovar que ambas são inocentes, elas foram soltas mais de um mês depois. Com isso, o sonho de viajar 20 dias por países europeus foi frustrado. As goianas pretendiam conhecer a Bélgica e a República Tcheca, além da Alemanha.

Afinal, o que fazer para evitar situações como esta e não ter as malas trocadas ou mesmo roubadas em um aeroporto? Listamos algumas dicas:

1 – Identifique sua mala facilmente
Para reduzir o risco de furto ou troca da sua bagagem, opte por uma mala com uma cor chamativa ou estampa diferente. Além disso, o uso de fitas, adesivos e outros adereços facilitam a identificação.

Outra dica é fazer uma marca secreta. Pode ser desde um risco a uma forma de escrever a inicial do nome ou uma data, por exemplo. Assim, só você saberá se está realmente pegando a sua mala ou não.

2 – Tire fotos e faça vídeos da sua mala
Uma forma de comprovar qual é a sua bagagem é tirar uma foto da sua mala por dentro e por fora, além de fazer vídeos do momento do despacho. Além disso, outra dica é fotografar todos os objetos, para comprovar uma possível perda ou furto de algum item.

3 – Deixe objetos de valor na bagagem de mão

Ainda considerando o risco de extravio de mala, é importante deixar objetos de valor na bagagem de mão. Assim, se houver algum problema, o prejuízo será menor. O mesmo vale para documentos, equipamentos eletrônicos e dinheiro.

4 – Use zíper reforçado e cadeado com segredo
Em geral, os cadeados com chave podem ser abertos de forma mais fácil. Portanto, as opções com segredos e senhas são mais seguras para evitar que alguém abra sua bagagem para roubar ou alterar o conteúdo.

Também existem modelos de malas com o zíper mais reforçado. Assim, quem pensar em furtar seus pertences terá uma dificuldade a mais.

5 – Guarde o comprovante de despacho
O comprovante de despacho da sua mala é essencial para provar qual é a sua bagagem. Além disso, você pode declarar neste documento todo o conteúdo da sua mala. Deste modo, se houver algum problema, você tem mais uma garantia.

6 – Plastifique sua bagagem

Por fim, outra estratégia para proteger a sua bagagem é plastificar a mala. Assim, o conteúdo fica ainda mais protegido e o comprovante pode servir para reaver os bens em caso de extravio.

Categorias: Dicas