Você já ouviu falar sobre a hipertrofia muscular? Sabe como ela funciona? A nutricionista Allana Ferreira do Valle entende que é importante que o público conheça sobre esse termo, especialmente, as pessoas que desejam elevar a musculatura. Isso porque, de modo geral, esse é um fenômeno que ocorre quando os músculos de um indivíduo aumentam de tamanho devido a uma sobrecarga. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este artigo! 

Ao decidir iniciar uma rotina de exercícios, uma pessoa pode ter muitos objetivos em mente, não é mesmo? Sair do sedentarismo, melhorar o condicionamento físico, tratar alguma doença ou emagrecer, são algumas das metas mais comuns entre o público. Entretanto, para além dessas, outras expectativas são almejadas ao realizar atividades físicas, como a hipertrofia muscular. 

Mas o que é a hipertrofia muscular?

Caso não conheça, saiba que a hipertrofia muscular se refere ao aumento da musculatura devido a uma sobrecarga. Desse modo, pode-se dizer que essa é a resposta fisiológica aos exercícios e movimentos com uma carga superior e mais intensa, que leva os músculos a sofrerem alterações. Conforme pontua a nutri Allana Ferreira, esse é um processo que demanda certas atividades. 

Como alcançar a hipertrofia muscular? 

Nesse sentido, saiba que para chegar a hipertrofia muscular é necessário seguir alguns passos. O principal deles é a rotina de exercícios, que deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional, o qual dará as instruções e atividades requeridas para esse objetivo. Vale ressaltar, que pelo fato dos treinos serem mais intensos, é importante que ocorra uma adaptação gradual do corpo.

Quais os exercícios realizados para o aumento da massa muscular?

Dessa maneira, saiba que os principais exercícios efetuados para alcançar a hipertrofia muscular são aqueles que utilizam o levantamento de pesos para que seja possível aumentar as forças do músculos. Além dessa, outras atividades comuns são os agachamentos e o crossfit. Independente do treino realizado, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional. A nutricionista Allana Ferreira do Valle comenta que esse é um detalhe importante. 

A alimentação é importante para a hipertrofia muscular? 

Além dos exercícios, outro ponto imprescindível para a hipertrofia muscular é a alimentação. Será ela que irá contribuir para que os resultados sejam realmente efetivos, e que uma pessoa consiga ganhar massa muscular. Para isso, é fundamental buscar por um profissional especializado em nutrição, o qual irá elaborar uma dieta de acordo com o objetivo de cada indivíduo.

A dieta de uma pessoa que deseja aumentar a massa muscular deve ser formada por carboidratos, que além de contribuírem nesse aspecto, também auxiliam na recuperação dos músculos. Ademais, é importante que estejam incluídos alimentos com proteínas e gorduras boas, os quais serão responsáveis por ajudar as fibras musculares. Para a Nutri Allana Ferreira, a quantidade necessária de cada um desses elementos deve ser definida por um profissional.