Segundo Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, diretor e empresário, o mercado imobiliário brasileiro para o próximo ano promete uma série de transformações significativas e muito interessantes para quem pretende investir no setor. 

Com a chegada do novo ano, estar atento ao que está por vir é parte essencial do planejamento de investimentos. Por isso, acompanhe a leitura deste artigo para descobrir o que esperar do mercado imobiliário para esse ano que se inicia. 

Disponibilidade de crédito e movimentações do mercado

Para iniciar o ano com o pé direito, a recente aprovação do orçamento de R$117 bilhões do FGTS para 2024 é algo que anima o mercado, indicando um aumento substancial de investimentos em relação a 2023, assim como explica o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho. 

Essa injeção de recursos sinaliza uma maior disponibilidade de crédito, especialmente para imóveis econômicos, o que impulsiona a produção de moradias e torna mais acessível a aquisição da primeira casa para um número maior de pessoas. A trajetória de redução da taxa de juros, combinada com a inflação sob controle, promete aquecer ainda mais o mercado de capitais. 

Especialistas como Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho acreditam que o setor imobiliário se destaca como uma aposta segura nesse cenário. Com a confiança do mercado de capitais crescendo, espera-se um aumento nas apostas, fomentando a dinâmica do mercado imobiliário.

Principais desafios a serem enfrentados ainda esse ano

Entretanto, desafios significativos também se apresentam. A crise climática, o aumento dos custos de insumos e mão de obra, juntamente com a escassez de terrenos, são obstáculos que demandam estratégias inovadoras para serem superados. Além disso, o diretor Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho informa que a concorrência de outras alternativas de investimento disputando a atenção dos clientes acrescenta um elemento de complexidade ao cenário.

Modelos de imóveis em alta

Com todas as mudanças na economia, os empresários que buscam investir no setor imobiliário através da compra ou construção de imóveis devem estar atentos para os principais modelos que estão em alta na atualidade. Entre eles estão, especialmente, os apartamentos para compra e os imóveis para alugar,, tanto nas grandes como nas pequenas cidades.

Diante de todas essas perspectivas, Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho indica que o melhor caminho para se manter seguindo a boa maré do mercado imobiliário é estar atento para as previsões do que está por vir. Assim, é possível fazer investimentos mais assertivos e com muito mais segurança. 

Fonte: https://www.agazeta.com.br/colunas/mercado-imobiliario/quais-as-tendencias-do-mercado-imobiliario-para-2024-1223