Para o atleta e empresário Darlan Amaral Pereira, a vida de um administrador não é nada fácil. Isso porque, a rotina corrida envolve muitos processos e preocupações, o que às vezes faz com que alguns pontos importantes, como checar se o negócio está sendo rentável, seja deixado de lado. Por esse motivo, saber se o seu empreendimento está lucrando é mais do que essencial para decidir se vale a pena prosseguir, ou se é necessário tomar algumas medidas para reverter a situação. Ficou interessado no assunto? Acompanhe o artigo até o final! 

Mas afinal, o que é lucratividade? 

Segundo a renomada empresa Darlan Amaral Pereira DL Variedades, a lucratividade é o que vai apontar se o negócio está recebendo a mais do que o valor que foi investido. Ou seja, a lucratividade é o ganho que o empreendimento recebe comparado com o faturamento. Portanto, é considerado lucro tudo aquilo que resta para os donos, sócios ou acionistas após o pagamento de despesas e impostos. Saber esse valor é importante para conseguir ter ideia de como a empresa está operando, se a forma como o administrador está conduzindo consegue cobrir os gastos e ainda sobrar para que tenha o seu ganho garantido. 

Como calcular a lucratividade? 

Agora que você já sabe o que é a lucratividade, vamos ao que interessa, como se faz o cálculo para saber se você está perdendo ou ganhando dinheiro. Segundo o empresário Darlan Amaral Pereira, o cálculo é uma divisão feita a partir do lucro líquido do período desejado, subtraindo os impostos pelo valor da receita bruta do negócio. Assim, o resultado precisará ser multiplicado por 100 e aí você terá a resposta para essa pergunta tão importante na vida de todos os administradores. Pegue um papel e caneta e anote a fórmula: 

 Lucratividade = Lucro líquido : Receita total x 100

A minha empresa não está lucrando, o que devo fazer? 

Como mencionado, o resultado dessa conta é o que fará com que o empreendedor saiba se a sua administração está sendo eficaz ou se precisa ser alterada. Portanto, se o resultado não te agradou, é importante tomar algumas medidas para conseguir reverter esse quadro e começar a lucrar com o seu empreendimento. Veja abaixo uma lista com medidas que vão te ajudar a fazer o seu negócio render: 

  • Planejamento 

Para a Darlan Amaral Pereira DL Variedades, independente do tamanho do negócio, o planejamento precisa ser feito e executado para que haja sucesso. Estipular metas e planos estratégicos é uma das melhores formas de obter o lucro esperado. Isso porque, enquanto estiver elaborando o plano, possíveis eventualidades podem ser vislumbradas e resolvidas ainda no papel, sem surpresas futuras. 

  • Invista em um bom marketing 

Todos sabem que a propaganda é a alma do negócio, não é mesmo?! Como evidência Darlan Amaral Pereira: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, investir em meios que divulguem a sua empresa é uma boa forma de fazer com que os lucros aumentem. Hoje em dia, com a internet, o marketing pode ser feito através de redes sociais. Há também a possibilidade de investir em banners e folhetos.