Veja dicas para evitar golpes como o da troca de malas.

Cada vez mais pessoas se queixam de terem as malas trocadas nos aeroportos. Afinal, basta um rápido momento de desatenção para que criminosos aproveitem a chance e cometam o crime. Pensando nisso, separamos cinco dicas de como proteger as malas no aeroporto para que você não caia nesse golpe.

Dicas de como proteger suas malas no aeroporto
A Polícia Federal realizou uma investigação e estimou que existe uma quadrilha agindo especialmente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos mais movimentados do país, para realizar a troca de malas. O grande objetivo é enviar drogas para a Europa e demais locais do mundo.

Com isso, muitas pessoas inocentes são incriminadas por tráfico de drogas. Esse foi o caso de duas brasileiras, em março, que, ao embarcarem para a Alemanha, tiveram suas malas trocadas e acabaram presas injustamente.

Apesar do desfecho positivo para as brasileiras meses depois do ocorrido, se você deseja evitar cair nesse golpe, atente-se para as dicas a seguir.

Faça registro do despacho de suas malas
Fotografe e faça vídeos de tudo: das suas malas, do momento do despacho, dos códigos de rastreio e das demais informações de sua bagagem. Dessa forma, é fácil identificar caso haja alguma troca ou algum golpe/adulteração e proteger suas malas.

Não descarte o comprovante de despacho
Apesar dessa prática ser comum, não jogue fora o comprovante de despacho da sua mala até que você chegue ao destino de sua viagem. Em posse desse comprovante, você pode atestar-se de que sua mala é sua, caso haja algum erro.

Não fique distante de sua bagagem
Por mais que seja por pouco tempo, não se afaste nem por um minuto de sua bagagem e tampouco confie em qualquer pessoa para vigiá-la. Busque estar sempre perto para proteger suas malas, deixando-as ao alcance de sua visão.

Certifique-se que você conseguirá reconhecer sua mala
Feche bem e identifique, como puder, a sua mala. Use códigos e trancas e mantenha alguma informação secreta sobre ela, pois assim será fácil identificá-la caso haja algum erro ou troca indevida.

Use um dispositivo de rastreamento
Hoje em dia, a tecnologia é o maior recurso contra golpes. Portanto, busque por algum sistema de rastreamento que te ajude a encontrar sua bagagem, mesmo que ela seja levada.

Categorias: Dicas